Pesquisa representa um avanço sobre o uso autônomo de aeronaves não tripuladas
Publicado em 14h45 - 02/09/2025
Uma tese de doutorado desenvolvida no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, em 29 de agosto, a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2025. A pesquisa investigou o emprego de enxames de drones na área de defesa e contou com a coordenação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em parceria com a Universidade de Mälardalen, na Suécia, e com as empresas Embraer e Saab.
O estudo, intitulado “Robust Guidance and Control for Multirotor Aerial Vehicles in Airspaces with Numerous Flying Obstacles”, é de autoria do Doutor Jorge Antonio Ricardo Junior, formado no ITA na modalidade de Doutorado Acadêmico Industrial (DAI), sob orientação do Professor Doutor Davi Santos. A tese propõe métodos robustos de guiamento e controle para diferentes configurações de veículos aéreos multirrotores (MAVs) operando em cenários complexos, caracterizados por distúrbios, restrições operacionais e grande quantidade de obstáculos altamente dinâmicos.
A pesquisa trouxe contribuições relevantes para a literatura científica da área, resultando na publicação de 19 artigos, sendo 9 em periódicos internacionais de alto impacto e 10 em conferências nacionais e internacionais.
O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Robótica Aérea (LRA) do ITA, onde também foram criados um simulador dinâmico de alta fidelidade, em tempo real, e uma arena de testes em voo com realidade mista, ambos voltados à avaliação de métodos de sistemas autônomos aplicados a enxames de drones. “A tese apresenta contribuições científicas e tecnológicas relevantes para o avanço de operações autônomas com drones, com evidente potencial de aplicação em contextos industriais e de defesa”, destacou o orientador da pesquisa, Professor Doutor Davi Santos.
Os artigos resultantes da pesquisa estão disponíveis online, na plataforma ResearchGate.
Fonte: ITA
Foto: Reprodução / ITA