O regimento escolar é descrito nas Normas Reguladoras para os Cursos de Graduação do ITA (ver a legislação). Abaixo, um guia com as principais informações sobre a vida escolar do aluno no ITA.
Ao ingressar no 1º ano do Curso Fundamental, o aluno tem a designação de um docente que será seu Conselheiro, e que irá acompanhar e orientar o aluno durante sua trajetória acadêmica e ajudar a encontrar soluções para eventuais dificuldades e problemas. Saiba mais
As disciplinas são semestrais, e a maioria delas deve ser obrigatoriamente cursada no semestre designado pelo ITA. Há, porém, disciplinas eletivas, que podem ser cursadas em períodos diversos, conforme currículo de cada Curso. A duração total do curso do ITA é igual para todos os alunos que não tenham trancado a matrícula, ou seja, dez semestres (períodos). Cada período tem 8 semanas de aula, uma sem aula (“semaninha”), mais 8 de aula e 2 de exames.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, sendo que, via de regra, as aulas teóricas ocorrem na parte da manhã e as práticas e de laboratório, no período da tarde. Cada aula tem duração de 50 minutos, com um intervalo de 10 ou 20 minutos entre elas, conforme pode-se observar a seguir:
MANHÃ | TARDE |
08:00 – 08:50 | 13:30 – 14:20 |
09:00 – 09:50 | 14:30 – 15:20 |
“INTERVALÃO” | “INTERVALÃO” |
10:10 – 11:00 | 15:40 – 16:30 |
11:10 – 12:00 | 16:40 – 17:30 |
Boa parte dos estudantes do ITA se dedica a atividades extracurriculares no ITA ou no próprio alojamento, organizados em grupos chamados “Iniciativas”. As iniciativas têm diversos propósitos, como a Prática de Engenharia, Ação Social, bem-estar da Comunidade iteana e Empreendedorismo. Algumas dessas iniciativas podem, a critério das coordenações de curso, contar como horas de atividades complementares, previstas no currículo. Veja a lista de Iniciativas.
A nota mínima para aprovação é 6,5 (na escala de 0 a 10). Para o aluno que, até o máximo de duas disciplinas no mesmo período, tenha obtido nota I (Insuficiente), será concedido o direito de realizar os exames de 2ª época, havendo, nesse caso, a necessidade de aprovação, em ao menos uma disciplina para que tenha o direito de realizar a Dependência (DP) na outra, se for o caso. Um conceito final D pode levar ao desligamento (exclusão do Curso) do aluno após análise por uma Comissão de Verificação de Aproveitamento Escolar (CVAE). Os alunos são avaliados nas disciplinas, recebendo conceitos representados por letras:
A CVAE se reúne para avaliar casos de alunos que não atingiram os requisitos mínimos de desempenho acadêmico para aprovação no semestre.
São membros natos da CVAE o Pró-Reitor de Graduação (presidente), o Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis (IG-DAE), o Chefe da Divisão de Registros e Controle Acadêmico (IG-RCA) - relator e secretário, o Coordenador do Curso de Graduação do aluno, substituído por professor membro do Conselho do Curso respectivo, em seu impedimento eventual, e o Professor Conselheiro do aluno. Outras pessoas podem ser convidadas, a critério do presidente da Comissão.
Consiste em cursar uma disciplina em que se tenha obtido conceito final I, no próximo semestre em que for ministrada ou em regime especial. Todas as situações escolares de desligamento são analisadas pela Comissão de Verificação de Aproveitamento Escolar (CVAE).
O desligamento implica na perda do vínculo do aluno com o ITA, e poderá ocorrer quando o aluno:
O ITA oferece disciplinas eletivas, além das disciplinas obrigatórias do currículo. Dependendo do curso, cargas mínimas de disciplinas eletivas a cursar podem ser estabelecidas. Não há 2a. época ou DP para disciplinas eletivas, mas um I registrado em disciplina eletiva não é contabilizado para o registro de 5 I's ao longo do curso. Um D em disciplina eletiva, após registro definitivo de notas, corresponde a uma situação de desligamento, porém o aluno tem até o fim do primeiro bimestre de aulas para cancelar sua matrícula em disciplina eletiva, sem maiores consequências.
O estágio curricular supervisionado pode ser realizado no Brasil ou no exterior e é uma oportunidade para o contato dos alunos com empresas. Veja lista de universidades e institutos parceiros em Cooperação Acadêmica. O estágio é um componente curricular obrigatório e está especificado no Catálogo de Graduação do ITA. Existem normas para que o estágio seja reconhecido como curricular e há necessidade de que o mesmo seja supervisionado, estas normas podem ser acessadas pela página da DAE. Há ainda a possibilidade de associar as atividades do estágio curricular com o Trabalho de Graduação (TG).
A presença às aulas é obrigatória e rigorosamente acompanhada pelo professor de cada disciplina. O limite de faltas em um período é de 15% em uma única disciplina. Todas as faltas devem ser justificadas junto à Divisão de Assuntos Estudantis, mediante preenchimento de formulário próprio, acompanhado do parecer do Conselheiro. Se o aluno ultrapassar o limite de faltas, estará sujeito a punições que estão regulamentadas nas Normas Reguladoras. Quanto aos alunos militares, estes serão desligados automaticamente, conforme previsto no Regulamento Disciplinar da Aeronáutica (RDAER).
O Comitê PAIC/ITA, vinculado ao CNPq, realiza anualmente um processo de seleção para concessão de bolsas de Iniciação Científica aos alunos que quiserem se dedicar a projetos de pesquisa. Além das bolsas de iniciação científica, os alunos podem se candidatar a bolsas de Iniciação Científica da FAPESP. Veja mais informações na página do PAIC (Programa de Atividades de Iniciação Científica e Tecnológica).
Há a possibilidade do estudante estruturar seu curso de modo a iniciar seu Mestrado ainda durante a graduação. Inscrevendo-se no Programa de Mestrado para Graduandos (PMG), o aluno adianta disciplinas de modo a terminar o Mestrado após a formatura da graduação. Veja mais detalhes do PMG no site do PAIC e no da Pós-Graduação. Podem participar alunos regularmente matriculados no 2º ou 3º Ano Profissional de Curso de Graduação em Engenharia do ITA (4º ou 5º ano de ITA).
A matrícula no Curso de Graduação no 1º ano do Curso Fundamental é realizada desde que o aluno tenha sido classificado dentro do número de vagas estipulado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e aprovado em Exame Médico. A renovação da matrícula a cada semestre ocorre automaticamente quando o aluno é aprovado integralmente. Nos casos de alunos com Dependência (DP), há necessidade de requerer matrícula da DP junto à Divisão de Assuntos Estudantis.
Alguns alunos são homenageados com Menção Honrosa pelo excelente desempenho escolar ao longo dos 5 anos de estudo ( veja a Lista de homenagens e regras).
No 2º semestre do 2º ano do Curso Fundamental o aluno pode requerer Mudança de Especialidade. Esse processo é conduzido pela Divisão de Assuntos Estudantis. Essa mudança consiste em requerer matrícula no 1º ano do Curso Profissional em outra especialidade que não aquela para a qual o aluno foi admitido no 1º ano do Curso Fundamental. No entanto, para que o aluno interessado possa solicitar mudança de especialidade (ou de opção) é necessário atender as condições previstas na ICA 37-24.
A revisão de provas é um direito do aluno e, quando necessário, deve ser solicitada diretamente ao professor que, aceitando-a após análise, havendo alterações nas notas, deverá comunicá-las à Seção de Registro Escolar. Caso não haja o aceite do professor, o aluno pode requerer a revisão, via formulário próprio, diretamente à Pró-Reitoria de Graduação mediante justificativa fundamentada sobre a discordância da avaliação, quer seja em trabalhos correntes, exame-de-fim-de-período ou exame de 2ª época. O prazo máximo de solicitação de revisão é de 7 dias úteis a contar da data das vistas de prova. Em seguida, o pedido de revisão será encaminhado ao professor da disciplina, que deverá justificar a manutenção ou alteração da nota. Mais detalhes no site DAE.
O Trabalho de Graduação (TG) é um dos requisitos para conclusão do curso e deve obedecer normas próprias. Há a oportunidade de associar as atividades do estágio curricular supervisionado com o TG, no Brasil ou no exterior. O Trabalho de Graduação, na maior parte das vezes associado a estágios ou a bolsas de Iniciação Científica, consiste no desenvolvimento de um projeto que tem por objetivos:
Temas de TGs são propostos anualmente pelos professores, por outros órgãos do COMAER, por empresas e instituições de P&D e até mesmo pelo aluno interessado em trabalhar determinado assunto ou resolver algum problema, usualmente, neste caso, associado a estágio ou ainda a intercâmbio no exterior já realizado ou a realizar. Toda proposta de TG necessariamente precisa ser formalizada, aprovada pela Coordenação do Curso e ter um orientador docente do ITA.
O trancamento consiste na exclusão temporária do aluno do curso de graduação, com direito a re-matrícula no próximo período letivo correspondente ao do trancamento. Pode ser efetuado a pedido, por uma única vez, ou por motivo de saúde, após orientações e preenchimento de requerimento específico junto à Divisão de Assuntos Estudantis e deliberações das autoridades competentes.
Possibilidade de excursionar à Europa entre o 4º e 5º anos, por iniciativa dos alunos da Comissão de Viagens (CV), com apoio de transporte aéreo da Aeronáutica. Para arrecadar fundos para esta viagem, os estudantes organizam anualmente uma feira de empregos, o Encontro de Integração Faculdade Empresa (EIFE).