Inteligência Artificial e gestão de dados são opções que poderão levar mais eficácia ao sistema judiciário
Pubicado em 12/02/2025 - 08h15
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, no dia 07 de fevereiro, uma comitiva formada por magistrados da Justiça Federal, incluindo juízes e uma desembargadora. Essa é a segunda vez que o grupo visita o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e se reúne com especialistas em Engenharia da Computação do ITA com o objetivo de estreitar laços e explorar possibilidades para o desenvolvimento de tecnologias que possam auxiliar nos trabalhos da magistratura.
A desembargadora Daldice Maria Santana de Almeida e os juízes Caio Moysés de Lima e Arthur da Silva Moreira foram recebidos pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professor Doutor Maurício Vicente Donadon, o Chefe da Divisão de Ciência da Computação, Professor Doutor Carlos Henrique Costa Ribeiro, o Chefe da Divisão de Projetos, Desenvolvimento e Inovação, Professor Doutor Lucas Compassi Severo, além de outros professores e membros do efetivo militar.
Entre as possibilidades discutidas, destaca-se o desenvolvimento de uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) e gestão de dados, para tornar os processos judiciais mais eficientes e versáteis. “Nesta etapa, estamos avançando em relação aos detalhes técnicos e áreas que poderão ser abrangidas pelas pesquisas desenvolvidas no ITA”, comentou o Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professor Doutor Maurício Donadon.
A desembargadora federal, Daldice de Almeida, que também preside a área de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional da 3ª Região, ressaltou a importância da aproximação entre o meio acadêmico e a realidade da sociedade brasileira. “O ITA é uma referência nacional e internacional. Poder aproximar esse conhecimento acadêmico das necessidades reais da população e construir soluções eficazes é algo que contribui significativamente para todos”, destacou.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, celebrou o fortalecimento da proximidade com a Justiça Federal. “O ITA sempre se dedicou ao desenvolvimento da sociedade por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Contribuir para uma área tão essencial como a Justiça é algo que nos motiva. Faremos o possível para que essa parceria alcance resultados concretos e bem-sucedidos”, afirmou.
Fonte: ITA
Foto: ITA