Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Projeto educacional do ITA é finalista de desafio global promovido pela NASA

Atividade foi uma das escolhidas entre quase 10 mil inscritos no mundo

 

Publicado em 21/01/2024 - 08h50

 

O projeto GeoPredict, desenvolvido por estudantes de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade de São Paulo (USP), é um dos 40 finalistas mundiais do NASA International Space Apps Challenge, um hackaton que reuniu participantes de diversas áreas para criar soluções inovadoras. Durante o evento, os competidores formaram equipes multidisciplinares para resolver desafios propostos pela Agência Espacial Americana, utilizando dados abertos fornecidos por ela e suas parceiras.

A proposta desenvolvida pelo ITA consiste em uma plataforma interativa que aplica modelos de aprendizado de máquina a dados geoespaciais para prever emissões de gases de efeito estufa (GEE). Durante a competição, o grupo participou do desafio "Uncover the Role of Greenhouse Gases in Your Neighborhood!", focado no mapeamento e compreensão das emissões de GEE, tanto naturais quanto resultantes da ação humana.

Neste ano, o NASA International Space Apps Challenge contou com mais de 93 mil participantes de 163 países. Ao todo foram 9.996 projetos submetidos, e o GeoPredict foi selecionado entre os 40 finalistas. A relevância do projeto e dos resultados obtidos já chamaram a atenção da International Space University (ISU), que convidou um representante da equipe brasileira para participar do treinamento técnico e de liderança em espaço para mudanças no Hemisfério Sul, a ser realizado na Austrália, em fevereiro do próximo ano.

A líder do grupo e estudante de Engenharia Aeroespacial do ITA, Narayane Ribeiro Medeiros, representará a equipe com o objetivo de absorver novas linhas de pesquisa, projetos e treinamentos para todo o grupo. “Para mim é uma oportunidade ímpar de poder compartilhar conhecimento com pesquisadores de diferentes partes do mundo, assim como aumentar a representatividade feminina nas lideranças de iniciativas realizadas por alunos do ITA”, comentou.

IMPACTO SOCIAL

O projeto GeoPredict é desenvolvido pela ITACUBE, uma iniciativa de nanossatélites dos alunos de graduação do ITA, e também se dedica a contribuir significativamente para a conscientização sobre mudanças climáticas em comunidades vulneráveis. Em uma escola pública de São José dos Campos (SP), a iniciativa impactou diretamente 38 jovens, com idades entre 12 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Antes de participarem de uma aula interativa sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE), quase 45% dos jovens apresentavam pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema. Após a atividade, esse cenário mudou: o número de participantes com alto nível de conhecimento saltou de 3% para 45%, evidenciando o impacto educacional da plataforma.

A proposta do GeoPredict vai além de disseminar informações. O projeto busca capacitar jovens por meio de dados acessíveis e recursos educativos, promovendo engajamento ativo nas questões climáticas. O reconhecimento internacional, com a seleção como finalista global no NASA International Space Apps Challenge, representa a relevância da iniciativa e sua capacidade de oferecer soluções inovadoras e acessíveis para problemas ambientais complexos.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA