Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA apresenta novos cursos durante feira sobre transição energética

Lei que trata sobre o Combustível do Futuro foi sancionada pelo Presidente da República durante o evento

 

Publicado em 09/10/2024 - 16h30

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participou, nesta terça-feira (8), da feira Liderança Verde Brasil Expo, evento realizado pelo Ministério de Minas e Energia e que reuniu na Base Aérea de Brasília (BABR) representantes dos setores público e privado, de áreas como energia elétrica, transporte, biocombustíveis e gás. A exposição contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a Lei do Combustível do Futuro, um programa voltado à descarbonização da matriz de transportes e mobilidade.

Também participaram do evento o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, ministros de governo, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outras autoridades e representantes da indústria e da sociedade civil.

O ITA representou a Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou os novos cursos de graduação, Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas, que serão implementados no Campus do Ceará. O Reitor do Instituto, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, acompanhou o evento e apontou que possibilidades de avanços tecnológicos são criadas por meio de parcerias e ações de fomento à inovação. “O ITA fica honrado em representar a FAB neste evento que discute o futuro de uma forma energeticamente sustentável e economicamente viável. Temos trabalhado com muito empenho para que nossas novas opções de graduação reflitam esse Brasil do futuro que buscamos alcançar hoje”, disse.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também ressaltou a importância do ITA na consolidação do processo de transição energética. “Hoje, com muito suor e trabalho, plantamos uma nova semente, a do combustível do futuro. Agradecemos à Aeronáutica, que teve a lucidez de criar no Ceará o curso de Engenharia de Energia, olhando para o presente e apostando fortemente no futuro, com o ITA”, disse.

Os estudantes dos novos cursos, que ingressarão no campus do ITA no Ceará a partir do próximo ano, realizarão os dois primeiros anos de formação na unidade de São José dos Campos (SP), onde o Instituto foi fundado há 74 anos por iniciativa do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho. A expectativa é que as primeiras turmas ocupem os novos prédios, em construção na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), em 2027.

NOVOS CURSOS

Os novos cursos de graduação do ITA foram definidos após estudos de viabilidades e necessidades. Para compor a grade curricular e toda a estrutura necessária, uma equipe formada por profissionais do ITA está percorrendo as principais universidades do mundo, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard University, além de estar ouvindo representantes da indústria, academia e governo.

O curso de Engenharia de Energia capacitará os estudantes no modelamento e gestão do sistema energético, abrangendo toda a cadeia de suprimento de energia e suas interações com o ambiente, a sociedade, as políticas públicas e a economia. Além disso, os alunos serão preparados para desenvolver soluções que favoreçam a transição energética, com ênfase em energias renováveis e mobilidade sustentável.

Já o curso de Engenharia de Sistemas formará profissionais aptos a identificar problemas e organizar as necessidades dos diversos públicos de interesse, propondo soluções sistêmicas que atendam às demandas específicas dos stakeholders. O engenheiro de sistemas será capaz de implementar métodos para monitorar resultados, acompanhar o ciclo de vida dos projetos, gerenciar a complexidade das interfaces e aplicar lições aprendidas em cada etapa das atividades.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA