Estudantes receberam medalhas de prata e bronze
Publicado em 30/09/2024 - 11h15
Estudantes de graduação em Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participaram, em agosto, da 31ª edição da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), realizada na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. A equipe, composta por cinco estudantes, conquistou quatro medalhas.
Durante a disputa, os alunos foram desafiados a solucionar problemas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item necessitava ser formulado com precisão, incluindo a apresentação do resultado final de forma detalhada, em duas sessões que duraram cinco horas cada.
Os estudantes do ITA Matheus Militão da Silva Sulzbacher, do segundo ano de Ciências Fundamentais, Douglas Massahiro Kotsubo e Renan Almeida Ferreira, ambos do curso de Engenharia Eletrônica, conquistaram a medalha de prata. O aluno José Ronaldo Silva Henrique Filho, do curso de Engenharia da Computação, ficou com a medalha de bronze, e o estudante Ângelo de Carvalho Nunes, do segundo ano de Ciências Fundamentais, recebeu Menção Honrosa.
Na classificação por equipes, os alunos do ITA ficaram na 32ª posição na classificação geral por universidades, sendo o segundo melhor resultado obtido por uma instituição da América Latina. Para o cálculo, foi considerada a pontuação dos três melhores alunos e também a média de todos os membros da equipe.
O professor da Divisão de Ciência da Computação do ITA e coordenador da equipe, Armando Ramos Gouveia, atribuiu o resultado ao preparo e à competência dos estudantes, aliados ao apoio de ex-alunos do ITA que financiaram os custos da participação. “Essa é uma ótima oportunidade para que os conhecimentos obtidos dentro e fora da sala de aula, sejam colocados à prova em um ambiente que desenvolve o trabalho em equipe e tomada de decisões sob pressão. Além disso, o contato com outros estudantes de várias partes do mundo é sempre muito enriquecedor”, comentou.
Neste ano, 30 estudantes brasileiros participaram da IMC. Além do ITA, estiveram presentes representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Universidade de São Paulo (USP – campus São Paulo e São Carlos), da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio), Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Pernambuco.
Fonte: ITA
Foto: ITA