Equipe obteve o primeiro lugar em duas competições distintas
Publicado em 19/09/2024 - 11h10
Alunos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) conquistaram duas premiações no XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), realizado entre os dias 2 e 7 de setembro na cidade de Ribeirão Preto (SP). A equipe Robio, composta por sete estudantes, destacou-se ao vencer em duas categorias durante o evento organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).
Na Biochallenge Brasil, que teve o tema sobre Tecnologias Assistivas, os alunos do ITA conquistaram o primeiro lugar ao apresentar uma garra mecânica controlada por sinais de eletromiografia (EMG), desenvolvida com técnicas inovadoras de prototipagem rápida. Já na Ideathon, que visa promover soluções inovadoras em tecnologia para a área da saúde, a aluna Maria Luiza de Sá foi premiada pela criação de um dispositivo de alerta para enfermeiros, capaz de identificar o fim de procedimentos não assistidos, como a administração de soro intravenoso, representando um avanço no cuidado automatizado em ambientes hospitalares.
Para os integrantes da Robio, a participação no CBEB foi uma oportunidade valiosa de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Além do destaque nas competições, os alunos ressaltaram a importância das conexões estabelecidas durante o evento, que serão essenciais para o futuro da iniciativa. "Fomos desafiados, superamos as expectativas e, acima de tudo, aprendemos muito. Saímos do CBEB não apenas com prêmios, mas também com um valioso conhecimento e contatos que fortalecerão nossos próximos projetos", afirmou Vinicius Moreira, estudante do primeiro ano do ITA.
ROBIO
A Robio é uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes de graduação do ITA, engajada em temas de bioengenharia e biotecnologia, com o objetivo de desenvolver protótipos e produtos voltados para solucionar demandas vindas do sistema público de saúde, com o apoio financeiro de parceiros.
A iniciativa busca promover impacto positivo na sociedade ao mesmo tempo em que proporciona o aprendizado prático aos seus membros, contribuindo para a formação de futuros profissionais e pesquisadores nos campos de estudos relacionados.
Para participação no XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, o grupo contou com o apoio financeiro da ITAEx, uma associação de ex-alunos do ITA.
Fonte: ITA
Foto: ITA