Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Encontro de Iniciação Científica do ITA premia pesquisas que se destacaram durante o evento

Alunos produziram pôsteres que foram apresentados durante as atividades

 

Publicado em 19/09/2024 - 11h05

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou nesta segunda-feira (16), a 29ª edição do Encontro de Iniciação Científica (ENCITA), evento que contou com palestras e exposições de pôsteres. Ao final, seis trabalhos foram premiados por terem se destacado nas atividades realizadas ao longo do dia.

A abertura do encontro foi realizada no Auditório Weis, no Prédio de Ciências Fundamentais, e contou com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, da Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, do Chefe da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa, Professor Doutor Mariano Andrés Arbelo, e do Diretor de Tecnologia da Casa dos Ventos, o Engenheiro Eletrônico Roberto Takao Oikawa, formado pelo ITA em 2001, e que ministrou a palestra “A Pesquisa Científica Impulsiona o Empreendedorismo e o Progresso”.

Mais de 130 alunos se inscreveram para acompanhar as atividades e a apresentação de 81 trabalhos expostos em banners. Ao final, houve a palestra “E Depois da Iniciação Científica, Para Onde Vamos?!”, ministrada pelo Professor Doutor Mariano Arbelo.

A Coordenadora do XXIX ENCITA, Professora Doutora Gabriela Werner Gabriel, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e destacou a importância do incentivo à pesquisa. “A iniciação científica é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, pois promove o pensamento crítico, a capacidade de solucionar problemas e a busca constante por inovação. Ao se envolverem em projetos de pesquisa desde cedo, os estudantes não apenas aprofundam seus conhecimentos teóricos, mas também ganham experiência prática, preparando-se melhor para desafios futuros no mercado de trabalho e na academia”, comentou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, também incentivou os estudantes, reforçando que a participação nestes programas auxilia os alunos tanto na área acadêmica quanto na indústria. "A iniciação científica também é uma oportunidade para os alunos descobrirem suas áreas de interesse, desenvolverem habilidades de trabalho em equipe e estabelecerem conexões valiosas com pesquisadores e professores. Esse contato direto com a pesquisa amplia a visão dos estudantes sobre a produção de conhecimento e estimula uma postura mais ativa e curiosa, essencial para formar profissionais inovadores e comprometidos com o avanço científico e tecnológico”, comentou.

PREMIAÇÕES

Durante a cerimônia de encerramento, foram anunciados os trabalhos que mais se destacaram nesta edição do ENCITA. Na primeira etapa, foram premiados com o valor de R$ 200 os três melhores alunos de cada uma das seções, sendo eles: Victor Henrique Stein, que apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento e Implementação de Simulações Computacionais no Ensino de Física”, sob orientação do Professor Doutor Ivan Guilhon Mitoso Rocha; Bruno Oliveira Carvalho, que apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento de Efetuador Robótico de Baixo Custo via Fused Deposition Modeling para Aplicação de Montagem Colaborativa”, sob orientação do Professor Doutor  Wesley Rodrigues de Oliveira; e Pedro da Costa Lima, com a pesquisa “Análise de modelos teóricos de espectroscopia de impedância de corrente alternada para a caracterização de matrizes cimentícias”, orientado pela Professora Doutora Lara Kühl Teles.

Também foram premiados os melhores trabalhos na classificação geral. O segundo e terceiro lugares receberam R$ 400 cada, e o primeiro lugar o valor de R$ 400 e um equipamento para leitura de e-books. A classificação ficou da seguinte forma: em terceiro lugar, o aluno Gustavo Dal Evedove Pironi, com o trabalho “Implementação de diário de dor pediátrica em Android”, sob orientação da Coronel Dentista Liana Kalczuk; em segundo lugar, a aluna Luana Nascimento Liv, com o trabalho “Formulação de green propellant para emprego em sistemas propulsivos com ignição hipergólica”, orientada pelo Professor Doutor Luís Gustavo Ferroni Pereira; e em primeiro lugar, o aluno João Pedro de Marchi Oliveira, que apresentou o trabalho intitulado “A Burton-Miller isogeometric boundary element method: Application in airport noise mapping”, sob orientação do Professor Doutor Sérgio Gustavo Ferreira Cordeiro.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA