Engenheiros da empresa terão encontros com estudantes para discussões sobre desafios do mercado de trabalho e da indústria
Publicado em 07/08/2024 - 09h
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou nesta segunda-feira (05), o lançamento do Programa de Mentoria por Empresas, atividade que tem o objetivo de aproximar os alunos de graduação das experiências vivenciadas por profissionais que atuam na indústria. A iniciativa é realizada em parceria com a Embraer, que desenvolverá encontros periódicos com os estudantes.
Uma cerimônia de abertura do programa foi realizada no Auditório Weis, localizado no Prédio de Ciências Fundamentais do ITA, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Participaram do evento o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, o Engenheiro-Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, o Pró-Reitor de Graduação do Instituto, Professor Doutor Celso Massaki Hirata, a Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), Cristiane Pessoa da Cunha, além de professores e alunos do ITA.
De forma voluntária, cerca de 20 engenheiros, formados no ITA e atuando em diferentes níveis de carreira na Embraer, vão dialogar com estudantes que estão cursando entre terceiro e o quinto ano da graduação sobre temas baseados nos interesses dos próprios alunos. A proposta é que sejam compartilhadas histórias e visões diferentes da vida profissional, para preparar previamente os participantes sobre o mercado de trabalho.
Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, essa iniciativa representa uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento dos estudantes. “Há uma correlação entre os mentores e os mentorados, afinal todos passaram pelos mesmos desafios durante a graduação. Ter essa preparação, aliada aos estudos, reflete na qualidade do profissional formado ao final do curso de Engenharia”, disse.
O Engenheiro Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, acredita que ao entender melhor o que o futuro pode reservar, os futuros profissionais podem otimizar sua trajetória acadêmica. “Parcerias deste tipo refletem em resultados positivos aos estudantes, para a empresa que os recebe e também para a sociedade, que receberá profissionais mais bem preparados para atender aos desafios que se apresentarão durante a carreira”, pontuou.
A chefe da DAE destacou a possibilidade de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como curiosidade, resiliência, motivação e autoconsciência. “O programa foi planejado para ser desenvolvido em três fases, sendo que na última serão analisados os dados coletados durante as atividades para avaliação e elaboração de propostas de aperfeiçoamento. Em um mundo dinâmico, a constância da atualização dos parâmetros estabelecidos é essencial para fornecer aos alunos uma maior aproximação com a realidade do mercado de trabalho e garantir o sucesso do projeto”, comentou.
Fonte: ITA
Foto: ITA