Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Engenheiros formados no ITA criam olímpiada para professores de matemática do Ensino Médio

Competição é pioneira no Brasil e premiou 67 docentes

 

Publicado em 29/05/2024 - 13h45

 

Um grupo de engenheiros formados em 1989 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se uniu e criou a 1ª Olímpiada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), competição que buscou, entre outros aspectos, estimular o ensino da matemática no Brasil, identificar e propagar boas práticas na docência da disciplina e identificar talentos que inspirem os alunos em escolas públicas e particulares. A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Mais de 550 professores de todo o país se inscreveram para participar do concurso que foi dividido em três etapas: a primeira de conhecimentos específicos de matemática e didática, a segunda com a produção de um vídeo avaliado pelo comitê gestor e a última composta por uma entrevista individual. Ao final, foram definidos 67 medalhistas, sendo 48 de bronze, nove de prata e dez de ouro. Os primeiros colocados foram premiados com uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores do mundo no ensino de matemática segundo o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Um dos idealizadores da OPMbr, o Professor Doutor Hitoshi Nagano, Engenheiro Eletrônico formado pelo ITA e atualmente docente no Instituto e na Fundação Getulio Vargas (FGV), disse que “o retorno foi muito maior do que era esperado, tendo em vista a adesão, a qualidade das submissões, a abrangência geográfica dos participantes e premiados e a visibilidade alcançada”. “É algo muito importante pois, de forma pioneira, premiou os professores, o elo fundamental na cadeia de aprendizagem”, concluiu.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, participou da cerimônia de premiação que aconteceu em Brasília. “É uma alegria imensa ver colegas engenheiros formados no Instituto mantendo os laços após a graduação, seguindo cada um sua carreira, e ainda assim se preocupando com o desenvolvimento da educação nacional de forma geral. É nesse alicerce que o ITA foi idealizado, como disse o Marechal Montenegro, para formar técnicos competentes e cidadãos conscientes”, afirmou.

Para os próximos anos, a expectativa é manter ativa a olímpiada e realizar novas edições, com ainda mais abrangência e visibilidade.

PISA

Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PISA é um estudo comparativo internacional que oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Em 2022 o Brasil ficou, na avaliação de matemática, na 65ª posição de 81 países participantes.

 

Fonte: ITA

Foto: OPMbr