Estudo do PPGAO tem possibilidade de emprego para aplicações militares
Publicado em 23/01/2024 - 10h15
O estudo desenvolvido por um pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destacou-se em uma das revistas científicas mais importantes do mundo no setor de gerenciamento de projetos ao propor uma nova terminologia para aprimorar o processo de seleção de portfólios em atividades militares estratégicas. O trabalho apresenta uma proposta inovadora ao analisar as interdependências entre projetos e criar uma padronização de classificação.
Intitulado “Project Portfolio Selection considering interdependencies: A review of terminology and approaches”, o trabalho de doutorado é de autoria do Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Barbi Vieira e orientado pela Professora Doutora Carmen Balderrain, do ITA, com coorientação do Professor Doutor Jônatas Araújo de Almeida e coautoria da pesquisadora Hévilla Souza Oliveira, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Para o estudo, foi realizada uma revisão abrangente da literatura que aborda as interdependências entre projetos e seus efeitos na seleção de portfólios em organizações como o Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), da Força Aérea Brasileira (FAB). A pesquisa mostrou que essas interdependências são particularmente importantes em aplicações militares, uma vez que os projetos voltados para o desenvolvimento de capacidades operacionais requerem, em geral, uma integração entre as diversas iniciativas para alcançar o efeito desejado.
Como resultado, é apresentada uma proposta original de classificação para essas interdependências, como forma de padronizar o entendimento sobre os relacionamentos entre projetos durante a seleção e gerenciamento de portfólios para essas atividades. Essa nova catalogação deve servir como referência para o avanço das pesquisas neste tópico tão importante.
Para o autor do trabalho, o Tenente-Coronel Gustavo Vieira, trata-se de um marco conceitual importante no setor de seleção e gerenciamento de portfólios e projetos por esclarecer como os relacionamentos entre eles devem ser classificados, assim como mapear os efeitos desse processo de gerenciamento. “Este estudo discorre sobre como a pesquisa futura sobre os efeitos das interdependências entre projetos pode contribuir de agora em diante para o aprimoramento dos métodos de seleção de portfólio nas organizações em geral e, em particular, na FAB. É muito importante que sejamos capazes de gerenciar esta integração em todas as fases do ciclo de vida de seus projetos estratégicos”, concluiu.
Para o coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, este é um exemplo do enfoque principal do programa: a aplicação de conhecimentos da área acadêmica para o aperfeiçoamento dos setores operacional e estratégico. “A integração dos diversos projetos é fundamental para gerar os efeitos desejados por meio das capacidades militares empregadas no âmbito da FAB, bem como no Ministério da Defesa e demais Forças Singulares. Portanto, essa pesquisa representa um avanço para o desenvolvimento de novas capacidades militares e para os processos de seleção de portfólio e gerenciamento do ciclo de vida dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira”, afirmou.
A pesquisa está disponível na íntegra de forma online e pode ser acessada gratuitamente.
Fonte: ITA
Foto: Reprodução