Evento foi organizado pelo Ministério da Defesa e realizado no Rio de Janeiro
Publicado em 27/11/2023 – 11h40
Dois professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participaram, entre os dias 22 e 23 de novembro, do 1º Seminário Gestão de Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa, realizado na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi organizado pelo Ministério da Defesa (MD) por meio do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE) e o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), reunindo participantes civis e militares.
Foram dois dias de atividades com o objetivo de divulgar o tema e fomentar as discussões sobre o assunto, além de explorar conceitos importantes como doutrina, qualidade, custos e certificação. Estiveram presentes representantes da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira, além de profissionais civis com atuação na área de logística e empresas da Base Industrial de Defesa (BID).
O Engenheiro Eletrônico e chefe do Laboratório de Engenharia Logística do ITA (AeroLogLab), Tenente-Coronel Danilo Garcia Figueiredo Pinto, palestrou sobre a Definição do Problema de Suportabilidade e o gerenciamento adequado de sistemas complexos. “Foi uma excelente oportunidade de discutir em conjunto soluções para situações que estão presentes na rotina da Indústria, da Academia e do Governo, por meio das Forças Armadas. Atuar em união, reforçando a premissa da tríplice hélice, aumenta nossos resultados em busca de ações disruptivas em prol do desenvolvimento e inovação”, apontou.
O professor Christopher Shneider Cerqueira, da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA, também participou do evento, palestrando sobre o tema “Emprego de Engenharia de Sistemas no Ciclo de Vida de Aquisição da Defesa”.
Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas e Produtos de Defesa
A Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas e Produtos de Defesa (GCVSD) é uma metodologia que visa assegurar que os requisitos operativos e de confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade, condicionantes do processo de obtenção de Sistemas de Defesa, sejam atingidos durante todo o seu ciclo de vida.
Um dos seus focos é a estimação dos custos implícitos ao longo do ciclo de vida do sistema, haja vista o dimensionamento dos orçamentos de defesa e o constante processo decisório sobre aquisições de defesa e apoio logístico, à medida que são, técnica e economicamente, ponderadas demandas, requisitos de prontidão operacional e custos.
Fonte: ITA
Foto: ITA