Método une meteorologia e estatística para auxiliar na tomada de decisões
Publicado em 16/11/2023 – 21h10
Nesta quinta-feira, 19 de outubro, em uma cerimônia realizada no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) homenageou uma professora e um aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pela invenção desenvolvida por eles e que recebeu uma Carta Patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os estudos foram realizados em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e têm impacto direto na sociedade.
A invenção é resultado de uma tese de doutorado defendida em 2015 pelo pesquisador Amaury Carruzo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA. Trata-se da criação de um método para aprimorar o processo de tomada de decisão sob a incerteza meteorológica nas operações de lançamento de foguetes no Brasil. Para isso foram avaliados os protocolos utilizados até então, realizadas entrevistas com profissionais envolvidos nas operações e aplicadas técnicas de estruturação de problemas e decisão por multicritérios.
A orientação da pesquisa foi conduzida pela Professora Doutora Mischel Carmen Neyra Belderrein, do ITA, e pelo Professor Doutor Gilberto Fernando Fisch. “Ser homenageada pelo DCTA é um reconhecimento de 38 anos de trabalho no ITA, e trabalhar com Inovação é o resultado de um trabalho conjunto”, afirmou Belderrein, enquanto Fisch disse que “inventos e tecnologias disruptivos são importantes porque pensamos no futuro”.
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, parabenizou os homenageados. “Nós, homens e mulheres do setor aeroespacial, temos em nossa estrutura genética o DNA da inovação e isso está comprovado desde que Santos Dumont começou a inovar e vislumbrar algo que mudaria totalmente a história da humanidade. É preciso homenagear aqueles que proporcionam essa inovação, que trabalham, estudam e investem horas da convivência familiar e do descanso para trabalhar em algo novo, algo disruptivo”, afirmou.
Outras duas invenções foram destacadas no evento. Uma de titularidade do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), chamada de “Processo de Reciclagem de Cavacos Resultantes da Usinagem de Materiais e Elementos Porosos Obtidos”, e outra do IEAv em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chamada “Fibra Óptica Capilar com Núcleo Embutido”.
O evento contou ainda com a palestra Engenheiro Mecânico Luciano José Pedrote, que atualmente atua coordenando o direcionamento estratégico do portfólio de projetos de desenvolvimento tecnológico da Embraer. Durante sua fala, Pedrote destacou os desafios na área da inovação e ressaltou as atividades realizadas pelo FLYMOV, um Centro de Pesquisa em Engenharia desenvolvido em parceria entre a Embraer, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o ITA.
Fonte: ITA
Foto: ITA