Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Equipe de robótica do ITA conquista primeiro lugar em competição nacional

ITAndroids participou em duas categorias ligadas ao futebol de robôs

 

Publicado em 11/04/2023 – 10h35

 

Uma das atividades desenvolvidas pelos estudantes de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o ITAndroids, equipe de competição de robótica, participou em fevereiro da competição nacional IronCup, organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), na cidade de Santa Rica do Sapucaí (MG). O grupo competiu em duas categorias de futebol de robôs, a Soccer 2D Simulation e Very Small Size Soccer (VSSS).

Para o presidente da equipe, Professor Doutor Marcos Máximo, as competições de robótica buscam incentivar desenvolvimento e pesquisa nas diversas áreas da engenharia a fim de resolver os complexos desafios envolvidos nos projetos, com contribuições de mecânica, eletrônica, computação, inteligência artificial, controle e processamento de sinais. “Muitas vezes, os desafios originados no trabalho da ITAndroids levam a trabalhos acadêmicos, como iniciações científicas, trabalhos de graduação, mestrados e doutorados sobre problemas ou técnicas do contexto do futebol de robôs”, indicou.

De acordo com José Ronaldo Silva Henrique Filho, aluno do 2º ano da graduação que atualmente lidera o time de VSSS da ITAndroids, o bom desempenho decorreu pela dedicação dos envolvidos no projeto. “A participação em projetos como esse proporciona aos alunos do ITA desafios técnicos para resolver e um aprendizado multidisciplinar e complementar ao ensino tradicional. As competições são um incentivo para o empenho das equipes e também uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito em relação à robótica em diversas universidades participantes”, apontou.

Neste ano, a equipe iteana participará também de outras competições, dentre elas a RoboCup, uma competição mundial, e a LARC, competição latino-americana de robótica.

CATEGORIAS

O Soccer 2D consiste em jogos em um ambiente simulado bidimensional no qual cada time possui onze agentes de inteligência artificial que “pensam” e tomam suas decisões separadamente, havendo simulação da necessidade e dificuldade de comunicação entre eles. Por serem totalmente simulados, os problemas do mundo físico são relevados e foca-se no desenvolvimento de algoritmos e de inteligência artificial para montar a estratégia de jogo.

Já o Very Small Size Soccer (VSSS) consiste em pequenos robôs de formato cúbico que competem em times de 3 contra 3. Com isso, somam-se aos desafios de computação questões de controle, eletrônica e mecânica. Além disso, continua existindo a necessidade de complexa aplicação de inteligência artificial para montar uma estratégia vitoriosa.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA