Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA participa de reunião de Grupo de Alto Nível em Aeronáutica entre Brasil e Suécia em Salvador

Representantes dos dois países reúnem-se para discutirem sobre colaboração estratégica no setor aeronáutico

 

Publicado em 01/12/2022 – 14h55

 

Realizada no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), no dia 07 de novembro, a 8ª Reunião do Grupo de Alto Nível em Aeronáutica Brasil-Suécia (GAN) contou com a presença de técnicos, pesquisadores, militares e autoridades suecas e brasileiras.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o evento tem como objetivo incrementar a colaboração estratégica entre Brasil e Suécia nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A cooperação entre os dois países, no campo da aeronáutica, é intensa e ocorre desde 2015, ano de início das tratativas para a aquisição de aeronaves de caça Gripen, da empresa sueca SAAB – dos quais a Força Aérea Brasileira (FAB) já conta com quatro unidades em solo brasileiro.

Com representantes da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a FAB participou, no primeiro dia da Semana de Inovação Suécia-Brasil, junto a representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Negócios, Energia e Indústria da Suécia, além de instituições e empresas parceiras, entre elas SAAB e Embraer, de discussões para a identificação de oportunidades e iniciativas; a articulação do apoio ao desenvolvimento de programas, estudos e outras atividades cooperativas; e  definição de metas.

O Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, Reitor do ITA, representante da academia brasileira junto ao grupo, afirmou que “a cooperação binacional, iniciada com a contratação dos caça Gripen, tem rendido muitos frutos para as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Hoje já temos cinco grandes projetos confirmados, decorrentes dessa promissora relação entre Brasil e Suécia”.

A Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, que esteve presente no evento de abertura, ressaltou que “É uma excelente oportunidade de nos encontrarmos após a pandemia. Podemos criar relações, ligações não entre países, mas entre pessoas, que irão trabalhar cooperando com a tecnologia, inteligência artificial e aeronáutica com diferentes áreas de inovação entre Brasil e Suécia”.

“A partir do momento que a Força Aérea Brasileira adquiriu as aeronaves F-39 Gripen, com certeza, a nossa aproximação no campo aeronáutico foi muito maior. E houve a ideia de se criar esse Grupo de Alto Nível, para tratar especificamente de assuntos aeronáuticos e, hoje, a gente vê como expandiu essa cooperação, tendo como base a tríplice hélice, formada pelo governo, pela academia e pela indústria ampliando assim, o interesse em aeronaves não tripuladas”, destacou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, representante do Comandante da Aeronáutica no encontro.

Na oportunidade, foram relatadas colaborações entre instituições brasileiras e suecas em programa de mobilidade acadêmica, projetos binacionais no âmbito do Estudo de Domínio Aéreo (ADS, do inglês Air Domain Study). Houve, ainda, a premiação dos estudantes vencedores da Competição Aeroespacial SARC/BARINet – uma competição internacional envolvendo grupos do Brasil e da Suécia –, cujo projeto está relacionado ao combate de incêndios florestais. Foi, também, firmado o novo programa de mobilidade acadêmica Brasil-Suécia e um professor da Universidade de Linköping foi certificado para uma cadeira em Inteligência Artificial no Brasil.

 

Fonte: Agência Força Aérea e ITA

Foto: Sargento Figueira / CECOMSAER

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA