Publicado em 12/08/2021 – 09h20min
Parceria entre as Instituições apresenta o primeiro mestrado profissional em Computação Aeronáutica do país
Aconteceu 3ª feira, dia 10 de agosto, a aula inaugural do primeiro mestrado profissional em Computação Aeronáutica do Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
O novo mestrado oferece qualificação, em nível de pós-graduação, aos profissionais mineiros de todas as áreas da indústria de base tecnológica, capacitando-os para atuarem em áreas importantes de Sistemas e Metodologias de Computação e para desenvolverem projetos baseados nos conceitos da Engenharia da Computação.
A aula inaugural contou com a participação do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, e do Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que realizaram a abertura do evento.
“Gostaríamos de agradecer a parceria e a oportunidade de compartilhar, por meio de um mestrado, todo o conhecimento acumulado pelo ITA, visto que é a 1ª vez que o Instituto faz esse tipo de parceria fora da cidade de São José dos Campos. Tenho certeza que o curso trará benefícios para toda a sociedade mineira e para o Parque Industrial, pois compreende áreas de conhecimento fundamentais para o desenvolvimento tecnológico de todo o tecido industrial. Espero que o conhecimento adquirido seja aplicado em prol da sociedade brasileira”, declarou o Presidente Flávio.
Professor Anderson destacou ser “uma satisfação para o ITA ter a FIEMG como parceira, por se tratar da 2ª maior Federação de Indústrias do Brasil. Nós acreditamos muito no potencial do programa, pois identificamos que apenas a capacitação profissional em novas tecnologias fará a diferença para o sucesso de nosso país”.
Após a abertura, as indústrias parceiras, representadas pela Gerente de Gente e Cultura do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Betina Limone, pelo Gerente Executivo de Segurança da Informação do Banco Inter, Douglas Rocha Ferreira, e pelo Diretor de RH e Gestão da MRS, Felix Cid, participaram do “Momento Talk – Indústria” sobre o tema “A comunidade empresarial e industrial promovendo a inovação e o desenvolvimento de novos mestres”, mediado pelo Superintendente do IEL, Gustavo Macena.
O destaque da noite ficou por conta da palestra ministrada pelo iteano de Engenharia Eletrônica, da turma de 77, fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Silvio Romeiro de Lemos Meira, que discorreu sobre “4 Fundações, 20 Lógicas e 5 Princípios para os Futuros FIGITAIS”. O palestrante convidado finalizou ressaltando à plateia que “todo negócio tem que estar permanentemente no negócio de aprender. Todo bom negócio é também uma boa escola e tem que aprender fazendo o tempo todo. Boas escolas conectam educação e experiência e bons negócios conectam pesquisa e desenvolvimento. Negócios que aprendem são escolas de fazer e, em particular, de fazer muito mais rápido do que a gente vinha fazendo na economia e no mundo analógico”.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA