Publicado em 29/03/2021 – 15h46min
No dia 24 de março, comitiva formada por pesquisadores e oficiais-alunos de pós-graduação do Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), visitou o Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha do Brasil (CGAEM), localizado nas instalações da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), na Ilha de Mocanguê, em Niterói -RJ. A visita teve como objetivo proporcionar a troca de experiência entre as instituições participantes, possibilitando a identificação de pontos de interesse mútuo de cooperação em ensino e pesquisa.
Durante o dia, a equipe do CGAEM explanou sobre as atividades de Guerra Eletrônica, Guerra Acústica e Inteligência de Imagens desenvolvidas pelo Centro, por meio de apresentações temáticas e visita às instalações técnicas. Segundo o Diretor do CGAEM, o Capitão de Mar e Guerra, Marcelo Chagas de Lima, “é de extrema importância manter relacionamento próximo com o ITA na formação de recursos humanos e realização de pesquisa”. Ex-aluno do ITA, formado no Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), o CMG Chagas relembrou algumas experiências vividas na Instituição durante a realização do curso, que foram fundamentais para sua formação técnica na área.
O encontro foi organizado pelo Chefe do Laboratório de Guerra Eletrônica, Cap Av Rodrigo Janowski Zandoná, que destacou o valor da realização de interações desta natureza, por proporcionarem um melhor entendimento das aplicações operacionais por parte dos profissionais envolvidos com ensino e pesquisa em guerra eletrônica. Participou também da comitiva o Cel R1 Olympio Lucchini Coutinho, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o qual salientou a qualidade técnico-científica do efetivo do CGAEM e externou sua satisfação em conhecer uma Instituição Operacional da Marinha do Brasil, cujos Diretor e Vice-Diretor são oficiais formados nos cursos de pós-graduação em aplicações operacionais do ITA.
A visita contou com a participação de oficiais das três Forças Armadas, vinculados a atividades de ensinos e pesquisa no ITA.
Fonte: ITA
Edição: DCS/ITA
Fotos: LabGE/ITA