Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Alunos da Pós-gradução do ITA recebem Prêmio CAPES de Melhor Tese e Menção Honrosa

Publicado em 02/10/ 2020 – 20h10min

Última atualização em 06/10/2020 - 16h52min

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou ontem (01) o resultado do 15º Prêmio CAPES de Tese. O objetivo deste prêmio é destacar a melhor tese de doutorado defendida no ano 2019 de cada uma das 49 áreas de avalição da CAPES.

Na área das Engenharias III, que abrange as Engenharias Mecânica, Aeroespacial, Naval e Produção, o prêmio de primeiro colocado foi conferido ao aluno Kenzo Sasaki, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A tese premida tem o título “Reduced-order Models for Flow Control Applications”, foi orientada pelo Prof. Dr. André Valdetaro Gomes Cavalieri, do ITA, em parceria com Prof. Dr. Dan Stefan Henningson, do KTH Royal Institute of Technology, da Suécia. O Dr. Kenzo é egresso do Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, parceria do ITA com a empresa EMBRAER, onde o engenheiro continua atuando.

Os objetivos da tese são a redução do ruído e do arrasto aerodinâmico, para o consequente desenvolvimento de aviões com menores nível sonoro e consumo de combustível. Realizado no Laboratório de Novos Conceitos Aeronáuticos (LNCA) do ITA, em parceria com o KTH na Suécia, o estudo colaborou no desenvolvimento de experimentos em túnel de vento com controle para redução de arrasto em asas.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento do Prêmio Capes, por ter podido contribuir com o desenvolvimento científico no Brasil e ter colaborado para o estreitamento do laço com o grupo do KTH. Muitas pessoas participaram desta jornada, porém agradeço especialmente à minha esposa, Luciana, meus pais, Jorge e Inês, professores André, Dan e Ardeshir e, claro, ao ITA e KTH.” – afirmou o Dr. Kenzo Sasaki

Além do prêmio citado, a tese defendida pelo Dr. Janderson Rocha Rodrigues e orientada pelo Prof. Dr. Vilson Rosa de Almeida, intitulada “Optical and Dispersion Forces in Silicon Nanooptomechenical Devices”, foi agraciada com o título de Menção Honrosa pelo comitê de avaliação das Engenharias III. A tese foi defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do ITA, uma parceria entre o ITA, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), todos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Atualmente, o Dr. Janderson é Pesquisador na Columbia University, nos Estados Unidos.

Os dispositivos nano-opto-mecânicos exploram fundamentos da interação radiação-matéria em dimensões nanométricas. Esta tese descreve uma análise das forças ópticas nestes dispositivos. Entre os seus principais resultados originais destacam-se: unificação de teorias, identificação e solução de erros na literatura, proposição de um novo dispositivo, generalização das forças para meios fluídicos, um novo método de otimização da pressão de radiação, uma nova relação física entre pressão e momento e uma análise da enorme influência das forças de dispersão nestes dispositivos.

Sobre o resultado anunciado pela CAPES o Dr. Janderson Rodrigues declarou – “Fiquei surpreso e muito contente com o resultado do Prêmio CAPES. Quero aproveitar a oportunidade e oferecer esta menção honrosa a todos professores do programa de pós-graduação do PG-CTE. Em especial, ao Professor Vilson pela preciosa orientação do trabalho.”

Os resultados alcançados pelos alunos e orientadores agraciados com o prêmio e com a menção honrosa, expõem a continua busca da pós-graduação do ITA na formação de recursos humanos qualificados e na contribuição com a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Brasil, sobretudo no fortalecimento do setor aeroespacial brasileiro.

 

 

Fonte: ITA, por Prof. Dr. Pedro Teixeira Lacava

Edição: ITA - Revisão: ACS - DCTA

Colaboração: Pró-reitoria de Pós-graduação ITA

Fotos: Divulgação