Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2019, ocorreu a 17ª edição da Competição Brasileira de Robótica (CBR), juntamente com a 18ª edição da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC). O evento foi sediado na cidade de Rio Grande / RS e contou com várias equipes de robótica da América Latina em 11 diferentes categorias de competição. O ITA esteve presente por meio de seu time de robótica, ITAndroids, vinculado ao Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA), da Divisão de Ciência da Computação. A equipe conquistou sete troféus e tornou-se a mais premiada da competição.
Na área de futebol de robôs, o grupo obteve primeiro lugar nas categorias Humanoid Soccer, Very Small Size 5x5 e Soccer 2D Simulation, segundo lugar na categoria Soccer 3D Simulation e terceiro na Very Small Size 3x3. Já na corrida de humanoides, participando com dois robôs, foram conquistados os troféus de primeiro e segundo lugar da categoria.
Com isso, a ITAndroids superou seu próprio desempenho nas competições anteriores e o de outras grandes equipes. O professor Marcos Máximo, presidente e orientador da equipe, associa a qualidade do desempenho com um trabalho sério de desenvolvimento e pesquisa juntamente com o apoio de fortes patrocinadores. “Para sermos competitivos, além dos nossos robôs serem desenvolvidos com as avançadas técnicas de projeto de engenharia, precisamos de hardware com mecânica de precisão, os melhores motores e mais rápidos computadores. Assim, nossos patrocinadores são fundamentais para essas conquistas“.
Além do professor, 30 alunos da graduação e da pós-graduação do ITA foram participaram do evento. A robótica móvel apresenta aos alunos complexos desafios em diferentes áreas da Engenharia: mecânica, eletrônica, computação, controle, processamento de sinais e inteligência artificial. A competição também tem caráter científico, com a exigência da publicação de um artigo descrevendo as últimas atualizações dos robôs de cada time. O evento representa para os alunos um espaço para troca de conhecimento, descoberta de novos caminhos para o trabalho desenvolvido e de socialização com estudantes de engenharia de toda a América Latina.
De acordo com o aluno do segundo ano Reynaldo Lima, um dos membros da direção executiva da equipe, “a experiência na LARC foi excelente e fez valer todo o trabalho e dedicação. Voltamos com um grande incentivo para o próximo ano. Agora estamos pensando na RoboCup”. O estudante se refere ao próximo desafio para a ITAndroids: a Robocup, competição mundial de robótica que ocorrerá em julho de 2020, na França.
Fonte: Prof. Dr. Marcos Máximo
Edição Local: Divisão de Comunicação Social do ITA