O ITA recebeu nos dias 15 e 16 de maio a 2ª edição do evento WAIAF (Workshop of Artificial Intelligence Applied to Finance). Com público aproximado de 190 inscritos, entre: pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do mercado, o workshop recebeu palestrantes de universidades como USP, UFMG, CEFET/MG, Mackenzie, FGV, UNIFESP, UFRJ e do próprio ITA.
O coordenador do evento, professor Paulo André Castro (IEC/ITA) destacou a qualidade das palestras realizadas. "Foram apresentados quinze trabalhos técnicos com aplicações de diversos campos da Inteligência Artificial, tais como deep learning, suppport vector machines, redes neurais artificiais e Natural language processing a diversos desafios encontrados no mundo das finanças, como por exemplo: predição de preços, administração de carteiras, controle de risco e análise de dados técnicos e fundamentalistas”.
O professor Marco Antônio L. Caetano, do INSPER, foi palestrante convidado e apresentou um trabalho sobre detecção de quedas abruptas de mercado (flash crashs), cuja qualidade já foi reconhecida em diversas oportunidades e na imprensa especializada, desenvolvido em parceria com o professor do ITA, Takashi Yoneyama.
Outro palestrante, o Professor Nizam Omar da Universidade Presbiteriana Mackenzie, destacou a relevância do conceito da confiança no contexto da digitalização, bem como a necessidade de ter em vista valores e o próprio conceito de propriedade na economia digital.
O evento contou ainda com a participação de diversos profissionais do mercado financeiro: consultores, gestores de fundos independentes e empreendedores ligados a startups, focadas no mercado financeiro (as chamadas fintechs).
O evento foi organizado pelos Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LabSCA) e Laboratório de Bigdata da Divisão de Ciência da Computação.
Mais informações: http://www.comp.ita.br/labsca/waiaf/
Fonte:Divisão de Engenharia de Computação
Edição:Divisão de Comunicação Social.