Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Financiamento do Plano de Internacionalização do ITA é aprovado pela CAPES

O ITA é uma das 25 Instituições de Ensino Superior (IES) vencedoras do Programa Institucional de Internacionalização (Print), da Capes. O resultado preliminar foi anunciado nesta segunda-feira, 20 de Agosto de 2018.

 

O plano de internacionalização do ITA é composto de 4 grandes temas: Aviação Verde; Sistemas Autônomos; Mobilidade e Sustentabilidade; e Espaço e Ciências Fundamentais. Tais temas estão divididos em 16 projetos, que contemplam todos os programas de pós-graduação do ITA. O ITA receberá da CAPES cerca de 6 milhões de reais, durante 4 anos. Estes recursos complementarão os recursos de pesquisa que o ITA já recebe de outros órgãos de fomento (como FAPESP e CNPq), assim como de empresas nacionais e internacionais, como a Embraer e a SAAB.

Na avaliação do projeto, os consultores da Capes afirmaram que o ITA apresentou um plano de internacionalização bem definido, marcado pela vocação do Instituto, que é um de seus grandes diferenciais. Para o Reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, “esse resultado é como um reconhecimento ao trabalho estruturado que vem sendo desenvolvido pelo ITA, em parceria com os demais institutos do DCTA, como IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço e IEAv – Instituto de Estudos Avançados. Adicionalmente, temos buscado ampliar as parcerias internacionais; neste sentido, em 2017 um de nossos programas de pós-graduação foi classificado com nível de excelência internacional”.

Com o Print, o ITA pode coordenar o processo de internacionalização dos projetos. “Nas outras modalidades, eram professores e pesquisadores que solicitavam bolsas diretamente à Capes. Hoje, é a instituição quem regula a distribuição das bolsas, a partir de editais internos", explica o pró-reitor de pós-graduação, professor Pedro Lacava.   

Os recursos do Print serão destinados ao financiamento de missões de trabalho no exterior, manutenção de projetos e bolsas no exterior e no Brasil.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 30 de agosto de 2018.