O artigo técnico "A Determinação da Profundidade de um Elemento de Fundação Utilizando o Ensaio Sísmico Paralelo (Parallel Seismic)" conquistou o primeiro lugar na categoria Fundações do 5o Prêmio Milton Vargas, da Editora Rudder e revista Fundações e Obras Geotécnicas.
A cerimônia de entrega aconteceu em 24 de novembro passado, em São Paulo, no auditório da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS).
O trabalho é fruto de parceria entre o ITA, o IPT e a empresa American Tower e o artigo foi elaborado pelos autores Otávio Coaracy Brasil Gandolfo, geofísico e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Tiago de Jesus Souza, aluno de doutorado no programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica do ITA; Paulo César Aoki, gerente da empresa American Tower do Brasil; e Paulo Scarano Hemsi, professor da divisão de Engenharia Civil do ITA.
O artigo enfocou a aplicação da técnica do ensaio paralelo sísmico visando a estimativa do comprimento de um tubulão sem base alargada apoiado em solo silto-argiloso. O tubulão ensaiado fazia parte das fundações de uma torre de telecomunicações na Região Metropolitana de São Paulo. A partir da análise dos resultados, isto é, com a interpretação dos sismogramas gerados, foi obtido um comprimento para o tubulão, que foi, posteriormente, comparado com o comprimento do projeto, mostrando bons resultados.
A aplicação do ensaio paralelo sísmico para avaliação do comprimento de fundações é nova no Brasil e se mostrou bastante promissora. O doutorando Tiago de Jesus Souza é orientado pelo Prof. Hemsi, com a co-orientação do Dr. Otávio Gandolfo. O Prêmio Milton Vargas homenageia a cada ano o professor emérito da USP e engenheiro Milton Vargas, um dos pioneiros da Mecânica dos Solos no Brasil.