Programa continuará no INPE até o dia 25 de agosto
Publicado em 08/08/2023 – 09h25
Terminou nesta sexta-feira (4) a segunda fase do Space Studies Program (SSP23), a última realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Após seis semanas com atividades no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o programa criado pela International Space University (ISU) se transfere para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), permanecendo até o dia 25 de agosto, data do encerramento da 35º edição do maior curso do setor espacial no mundo.
Acompanhado do Diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin, o Reitor do ITA, professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, se reuniu com toda a equipe do SSP23 para fechar o ciclo. “Nós estamos muito honrados em depois dessas últimas semanas terminar essa etapa do evento com a certeza de que alcançamos o sucesso. Agora, passamos a responsabilidade ao INPE, nosso parceiro, que irá dar a continuidade mantendo a qualidade do Programa aqui no Brasil”, disse o Reitor.
Para marcar a transição de local, na segunda-feira (7) militares do Grupamento de Segurança e Defesa (GSD) do DCTA acompanharam os cerca de 150 membros da equipe, entre palestrantes, professores, staffs e alunos, no percurso entre o Prédio de Ciências Fundamentais, onde estavam lotados até então, até a Portaria Principal do INPE. O grupo, que ainda poderá usufruir de algumas das facilidades oferecidas no campus do DCTA, realizou o trajeto em bicicletas que foram disponibilizadas pela Prefeitura de São José dos Campos.
O presidente da Comissão de Coordenação do Space Studies Program, Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, agradeceu o empenho de todos os envolvidos durante a etapa que se concentrou no Instituto. “Houve um trabalho desenvolvido em equipe onde todos permaneceram focados em prover a melhor experiência possível aos participantes e, claro, deixar um legado positivo ao ITA. Ao final dessas seis semanas tenho a consciência e a certeza de que nosso dever foi cumprido”, afirmou.
O Diretor do SSP, James Lewis, também agradeceu todo o apoio recebido durante as primeiras semanas. “O ITA foi um ótimo anfitrião, todo mundo se sentiu muito bem recebido, tão bem recebido que na verdade nem gostaríamos de ir embora. De todo modo, estamos ansiosos pela próxima etapa em que serão desenvolvidos os projetos em grupos”, projetou.
SSP23
Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico. Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
O INPE e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José dos Campos, a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
Fonte: ITA
Foto: ITA