A equipe ITA Rocket Design obteve a segunda colocação na competição mundial de foguetes de sondagem universitários, ocorrida em Green River, Utah, EUA, em 27 de junho.
A equipe do ITA obteve um excelente desempenho no ROCKET DESIGN: ficou na segunda posição, dentre mais de 46 universidades de vários países do mundo, dividindo o pódio com a equipe do MIT, que foi a primeira colocada.
O foguete atingiu uma altitude de 7.471 ft (2,2 km) e uma velocidade máxima de Mach 0,6 (758 km/h). O motor foi projetado e construído pela equipe. O foguete foi completamente recuperado com uso de paraquedas, após ter sido localizado no meio do deserto de Green River por meio da eletrônica embarcada, que forneceu as coordenadas precisas do ponto de queda.
A equipe ITA Rocket Design surgiu em 2011, como uma iniciativa de alunos de graduação do ITA, quando ficou com o terceiro lugar geral da categoria básica, obtendo o melhor projeto da competição. Em 2012, ficou em terceiro lugar da categoria básica, com o melhor projeto da categoria e o segundo melhor projeto da competição.
Neste ano, a equipe, formada por alunos dos Cursos de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Mecânica-Aeronáutica do ITA, foi liderada pelo aluno Dalton Meneses (engenheirando da Turma ITA 2015) e pelo Engenheiro Eduardo Jourdan (Turma ITA 2014), e teve o apoio do T. Cel. Lester de Abreu Faria, da CENIC e do SENAI, e recebeu apoio financeiro da FIESP.
Este é o melhor resultado da história da equipe e um grande destaque do Brasil em competições internacionais de estudantes de engenharia.