Publicado em: 16/11/ 2020 – 10:40min
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a École Polytechnique (l’X) assinaram, nesta terça-feira (10) um Adendo ao Acordo Acadêmico Internacional, firmado em 01 de dezembro de 2014, que estabelece novas regras acadêmicas para alunos da graduação do ITA participarem do programa de duplo diploma na l’X, na área da Ciência da Computação, e também prorrogando o referido Acordo por mais cinco anos, passando a vigência do mesmo para 01 de dezembro de 2025.
A École Polytechnique foi fundada em 1794 e, em 1804, Napoleão Bonaparte concedeu à Escola o status de organização militar. Hoje, reconhecida como Grande École, instituição educacional de elite com critérios de admissão altamente competitivos, ela é uma das líderes na França em pesquisa acadêmica do mais alto nível e no estímulo à inovação de vanguarda.
Segundo o QS World University Rankings 2020, ranking das melhores universidades do mundo, a École Polytechnique, como instituição acadêmica de alto nível, ficou classificada como a Nº 2 e como a Nº 1 em termos de empregabilidade de estudantes e de instituição mais internacionalizada. O Times Higher Education, revista inglesa que publica notícias e artigos referentes a educação superior, divulgou sua classificação de 2021 e atribuiu para l’X a classificação Top 100 em Ciência da Computação.
Dentre os programas acadêmicos da Computação da l’X, o aluno do ITA, após concluído o 7º semestre com aproveitamento, poderá optar por cursar disciplinas e participar de pesquisas em áreas como Internet das Coisas, Engenharia de Sistemas Complexos, Desenvolvimento Sustentável & Otimização de Software e Ciência de Dados. Segundo o acordo, estarão disponíveis cinco vagas para alunos do ITA que cumprirem os pré-requisitos para cursarem da escola francesa.
O chefe do Departamento de Marketing e Relações Internacionais da École Polytechnique, Paul Marcille, afirmou que "A École Polytecnique tem grande satisfação em assinar a prorrogação deste acordo e destaca a dimensão estratégica desta cooperação."
Participaram do evento o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professora Maryangela Geimba de Lima, o Pró-Reitor de Graduação, Professor Flávio Mendes Neto, a Chefe da Divisão de Relações Institucionais, Sra. Solange Maia Corrêa, e o Coordenador do Curso de Engenharia de Computação, Professor Inaldo Capistrano Costa.
“A École Polytechnique é reconhecida como um centro de excelência mundial. A ratificação e prorrogação deste acordo é a consolidação de uma parceria que tem sido e continuará sendo muito profícua”, comentou o Reitor do ITA, Prof Anderson Correia.
Fonte: ITA, por Cap Fábio Cox
Edição: ITA - Revisão: ACS - DCTA
Colaboração: IPR/ITA
Fotos: Cap Fábio Cox - ITA