Depois de quatro dias de competição, a dedicação, o esforço e o trabalho de equipe desenvolvidos durante todo o ano de 2015 foram refletidos na vitória da equipe Leviatã, do ITA, na classe Advanced da 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada no DCTA nos dias 30 de outubro a 2 de novembro. A equipe ainda recebeu os prêmios de Melhor Projeto, Maior Peso Carregado (14,1 kgf em um avião que pesa apenas 3 kgf) e Maior Acuracidade. Em 2016, Leviatã representará o Brasil na SAE Aero Design East, competição mundial nos Estados Unidos, juntamente com as equipes da USP São Carlos, vencedoras nas classes Regular e Micro.
No total, 95 equipes de universitários, de 75 instituições de ensino, inscreveram-se na competição de engenharia, sendo oito da Venezuela, México, Peru e Polônia. Para participar da competição, as equipes, que somam 1.313 participantes, entre estudantes e professores orientadores, foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados segundo o regulamento da SAE BRASIL.
Do Brasil competiram 87 equipes, representando 16 estados e Brasília. São Paulo reuniu 25 equipes, seguido de Minas Gerais, com 18; Rio Grande do Sul, com 11; e Santa Catarina, com cinco. Rio de Janeiro tem quatro equipes. Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, Piauí e Rio Grande do Norte são representados por três equipes cada; enquanto o Pará, Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo contam com uma equipe cada.
Em razão da crescente procura pela competição – em 2013 foram 105 inscritas –, a SAE BRASIL optou por limitar o número de participantes, para garantir a eficácia operacional e segurança de todos os envolvidos.
Aeronaves – A competição abrange três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades este ano, as aeronaves das Classes Regular e Advanced puderam transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. Já as aeronaves da Classe Micro deveriam transportar bolinhas de tênis. Nas três categorias, as aeronaves tiveram que decolar em distância máxima de 61 m.
Para competir na Classe Regular, as aeronaves devem respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não pode exceder 0,775 m². São permitidas apenas aeronaves monomotores – e o motor deve ser selecionado entre cinco indicados no regulamento.
Na Classe Advanced, a única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3 kgf. A seleção do número de motores e do tipo do motor é totalmente livre, podendo ser a combustão ou elétrico.
Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar em compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Todas as aeronaves devem carregar a mesma carga em todos os voos: 40 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos que a equipe conseguirá realizar com sucesso. Para esta categoria não existem restrições geométricas nem ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175 m³.
Provas – As avaliações e a classificação das equipes foram realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiveram as melhores pontuações, ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
A competição tem o patrocínio da Airbus, Boeing, Embraer, SAAB, GE, Honeywell, Parker, Hamilton Sundstrand, Rolls-Royce e Pratt & Whitney. Além disso, recebeu o apoio do DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, ADC Embraer e a rede Accor.