Serão implementadas algumas alterações no processo de opção pelas disciplinas eletivas com o objetivo de agilizar a escolha, melhorar a comunicação e o registro das informações pertinentes.
Cada aluno tem a possibilidade de escolha por quase 70 disciplinas de pós-graduação e quase 50 de graduação, que já foram pré-validadas com os docentes e os coordenadores, respectivamente (veja relação atualizada). Há disciplinas com exigências adicionais, além dos eventuais pré-requisitos, incluindo número mínimo e máximo de alunos, de forma que nem toda escolha será efetivada.
Os alunos receberão mensagem de email para que façam suas opções até o dia 21 de julho, domingo, 23:59. É importante a participação para que os professores possam se preparar de forma compatível com o número de alunos interessados.
Pretende-se enviar confirmação por email, assim que possível, preferencialmente antes do início das aulas, com as escolhas feitas e eventuais indeferimentos, caso ocorram.
Durante as duas primeiras semanas de aula (de 29 de julho até 09 de agosto) serão aceitas trocas de disciplinas, significando o cancelamento em uma e a escolha por outra (até por falta de compatibilidade de horário), desde que o docente responsável pela nova disciplina esteja de acordo. Esta operação deverá ser feita, neste instante, por formulário em papel, que pode ser acessado no endereço
www.ita.br/sites/default/files/pages/collection/Troca_Eletivas.pdf.
Na terceira semana, a partir do dia 12 de agosto, os alunos que escolheram disciplinas eletivas e não trocaram serão considerados oficialmente matriculados, com todos os direitos e obrigações correspondentes.
A partir daí pode-se, ainda, cancelar definitivamente a matrícula (sem, entretanto, direito a nova troca) até a oitava semana, dia 20 de setembro, através do Portal Acadêmico www.ita.br/grad/portalacadmico.
Reforça-se que conforme deliberação do CGR, Conselho da Pró-Reitoria de Graduação, a partir deste semestre não serão deferidos pedidos de matrícula e de mudanças em disciplina eletiva fora dos prazos anteriores. Reforça-se, ainda, que o aluno deve estar regularmente matriculado no semestre.