A matemática está rendendo bons frutos para o Brasil. Após conquistar prêmios como o primeiro lugar na 5ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o país ganhou 14 medalhas na 22ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), a maior competição para estudantes universitários.
O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, terminou no último sábado e rendeu ao Brasil três medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. A competição contou com a participação de 326 estudantes de 74 universidades.
Todos os 20 participantes brasileiros foram premiados com medalhas ou menção honrosa e o resultado pode ser conferido no site da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Mas o destaque da delegação foi Glauber de Lima Guarinello, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ganhador de medalha de ouro com 61 pontos. No ranking por equipes, o ITA conquistou a melhor colocação brasileira ficando na 15ª posição.