Entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2020, a ITAndroids, grupo de robótica de alunos do ITA, participou da competição de robótica IronCup, organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG. A equipe, vinculada ao Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA) da Divisão de Ciência da Computação, competiu nas duas categorias de futebol de robôs presentes no evento: Soccer 2D Simulation e Very Small Size Soccer (VSSS), obtendo segundo lugar em ambas, concorrendo em cada categoria nove equipes.
O Soccer 2D consiste em jogos em um ambiente simulado bidimensional no qual cada time possui onze agentes de inteligência artificial que “pensam” e tomam suas decisões separadamente, havendo simulação da necessidade e dificuldade de comunicação entre eles. Por serem totalmente simulados, os problemas do mundo físico são relevados e foca-se no desenvolvimento de algoritmos e de inteligência artificial para montar a estratégia de jogo.
Já o e Very Small Size Soccer (VSSS) consiste em pequenos robôs de formato cúbico que competem em times de 3 contra 3. Com isso, somam-se aos desafios de computação questões de controle, eletrônica e mecânica. Além disso, continua existindo a necessidade de complexa aplicação de inteligência artificial para montar uma estratégia vitoriosa.
As competições de robótica buscam incentivar desenvolvimento e pesquisa nas diversas áreas da engenharia afim de resolver os complexos desafios envolvidos nos projetos, com contribuições de mecânica, eletrônica, computação, inteligência artificial, controle e processamento de sinais. Muitas vezes, os desafios originados no trabalho da ITAndroids levam a trabalhos acadêmicos, como iniciações científicas, trabalhos de graduação, mestrados e doutorados sobre problemas ou técnicas do contexto do futebol de robôs.
De acordo com Kenji Yamane, aluno do 2º ano da graduação que atualmente lidera o time de VSSS da ITAndroids, o bom desempenho decorreu, dentre outros fatores, do aprimoramento da estratégia com o desenvolvimento de novos comportamentos para os robôs, do uso de algoritmos genéticos para otimizar os parâmetros do sistema de planejamento de trajetórias e do aperfeiçoamento do sistema de controle.
Assim, a participação em projetos como esse proporciona aos alunos do ITA desafios técnicos para resolver e um aprendizado multidisciplinar e complementar ao ensino tradicional. As competições são um incentivo para o empenho das equipes e também uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito em relação à robótica em diversas universidades participantes. Esse ano a equipe iteana participará de outras competições, dentre elas : a RoboCup, competições mundial, e da LARC, competição latino-americana de robótica.
Fonte: Prof. Dr. Marcos Máximo
Edição local: Divisão de Comunicação Social
Publicaco em 03 de março de 2020
Escreva a notícia aqui.