A nossa comunidade lamenta profundamente a perda do grande amigo e colega Michal Gartenkraut, Reitor do ITA de novembro de 2001 a setembro de 2005. Aluno atuante e vice-presidente do CASD em 1968 e 1969, graduado em Engenharia Mecânica (MEC-69), Mestre em Ciências (Pesquisa Operacional, ITA, 1972) e PhD em Engineering-Economic Systems (Stanford University, 1977).
Michal Gartenkraut foi professor do Departamento de Organização (IEMB), com o qual manteve elo permanente e onde deixou a sua marca registrada, ao promover o crescimento da área de Pesquisa Operacional e Economia Matemática nos cursos de graduação e pós graduação. A sua luta constante pela excelência, sempre demonstrada na exigência de resultados, assim como a luta pelos ideais em que acreditava, por vezes não compreendida pelos seus pares, fizeram dele um exemplo que deverá perpetuar-se por gerações.
Como Reitor do ITA, fomentou a transparência em todas e quaisquer ações a serem implementadas, assim como o crescimento da pesquisa e extensão acadêmica entre os professores, apoiando as iniciativas que repercutissem na elevação do nome do ITA perante a sociedade. Nas palavras do Prof. Donizeti de Andrade, “O Prof. Michal era o exemplo vivo de que é muito importante buscar a superação, a perfeição! Naturalmente que, para isso, temos de ter coragem para questionar sobre onde estamos e para onde DE VERDADE precisamos ir, sair da zona de conforto, “pushing the envelope” de crescimento naquilo que fazemos com vistas a construir – a cada dia – um cenário melhor, mais harmônico e efetivo com vistas a legar um mundo mais rico e melhor do que aquele que recebemos a nossos filhos, netos e às próximas gerações. Sou testemunha de quanto o Prof. Michal primava por isso!”
Michal presidiu o Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos. Sua atuação foi essencial para a criação do Parque Tecnológico de São Jose dos Campos, entidade de destacada atuação no processo de promoção da inovação no País. Da mesma forma, incentivou a criação do Cecompi, cuja missão é fomentar a competitividade dos clusters econômicos do Cone Leste Paulista, através da inovação e do empreendedorismo. Nas palavras do próprio Michal:
“Ao contrário do que muitos pensam, o empreendedor não é um amante do risco, como se fosse um jogador profissional. O empreendedor é intuitivo, mas não impulsivo, nem imediatista. Tem que ser um profissional bem preparado, ter consciência de que colocar suas ideias em prática requer uma visão sistêmica e de futuro do negócio. Sabe da necessidade de gerir processos e pessoas, de gerar valor, conhecer seu cliente e o mercado, se relacionar com a sociedade de forma responsável e montar alianças e parcerias”. Ambas as instituições hoje desempenham papéis essenciais para o desenvolvimento de São Jose dos Campos, e são exemplos para outras cidades do país.
Michal foi sócio-fundador da empresa de consultoria e assessoramento econômico-financeiro e estratégico Rosenberg & Associados.
Ele também esteve à frente da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuz), atual Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
“Tanto nas posições que ocupou no serviço público quanto na condição de consultor econômico na iniciativa privada, defendeu sempre modelos de excelência na gestão, em especial quando presidiu a Fundação Brasileira de Qualidade. Considerava a educação de qualidade requisito para a democratização do conhecimento”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, em nota divulgada pelo ministério.
Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 1987 e 1988, secretário-geral do Planejamento da Presidência da República durante o governo José Sarney e secretário de assuntos econômicos do Ministério da Fazenda de 1989 a 1990.
“Os pesquisadores do Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação (Nectar) escreveram no blog do núcleo. “Michal foi o pioneiro em pesquisas de Economia dos Transportes no Brasil, tendo fundado em 1977 o cerne das atividades de pesquisa que constituíram o Nectar.”
Fonte: Carmen Belderrain