Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Laboratório de Química

Departamento(s): 
Química

Laboratório de QUI-18 e QUI-28

As aulas práticas dos cursos de Química são realizadas em laboratório de 350 m2 de área, constituído de um conjunto de 5 bancadas específicas para a realização de experimentos em química. Este laboratório comporta 40 alunos. Cada bancada contém 4 pontos de gás (GLP), 4 de água e 4 de energia elétrica, permitindo o uso simultâneo por 8 alunos. Os experimento são realizados em duplas.

Dependendo do experimento a ser realizado, são necessários diferentes conjuntos de equipamentos, acessórios, vidrarias, reagentes, etc. De uma forma geral, o laboratório está apto a oferecer experimentos nas áreas de termoquímica, propriedades de gases, equilíbrio químico, diagrama de fases, eletroquímica e cinética.

Laboratório de sistemas nanoestruturados, materais cerâmicos e materiais compostos.

Neste laboratório são realizadas sínteses de materiais nanoestruturados, cerâmicos e reações de cura de materiais compostos e dispõe dos seguintes equipamentos:

  • Processador ultra-sônico Hielscher UP200S, para a homogeneização dos sistemas auto-organizados;
  • Estufa de secagem Fanem 520C com circulação de ar;
  • Capela de Exaustão de gases CQE400, para eliminação de resíduos orgânicos e vapores corrosivos durante tratamento térmico em fornos elétricos.
  • Balanças analíticas e semi-analíticas;
  • Banho de água Tecnal TE184 (com aquecimento e resfriamento);
  • Centrífuga Cientec CT 6000 (até 10.000 RPM);
  • Estufas de secagem com e sem circulação de ar;
  • Fornos EDG F-1700 (até 1700°C), Brasimet (até 1200°C), EDG 3000 (até 1100°C, alocado na capela CQE400) e tubular de construção caseira (até ~1000°C, alocado na capela CQE400).

Laboratório de eletroquímica e corrosão

  • Lixadeira/Politriz Motorizada (Arotec/mod. APL-04);
  • Banho Termostatizado (Tecnal/mod. TE 184);
  • Lavadora Ultra-Sônica (Bransonic/mod. 2210);
  • Balança Analítica (Ohaus/mod. Explorer);
  • Balança Analítica (Ohaus/mod. Analytical Standard);
  • Balança Analítica (Mettler/mod. AE200);
  • Potenciostato/Galvanostato (Microquímica/mod. MQPG-01);
  • Microscópio Ótico (Carl Zeiss/mod. Photo-Microscope III);
  • Iluminador com Fibra Ótica (Schott/mod. KL 1500);
  • Agitador Magnético com Placa de Aquecimento (Cole-Parmer/mod. NO. 4817, Solid State-Magnetic 9x9);
  • Bomba de vácuo (Edwards/mod. 8-Duplo Estágio);
  • Medidor Eletrométrico de pH (Peagômetro) (Metrohm/mod. 827);
  • Fonte de Alimentação de CC (Instrutherm/mod. FA-3050);
  • Fonte de Alimentação de CC (BRL/mod. 500).

Laboratório de espectroscopia de fotoluminescência em estado estacionário

O espectrômetro de luminescência em modo estacionário (FS920 – Edinburgh Analytical Instruments Ltd) apresenta a seguinte configuração: (a) lâmpada de xenônio (Xe900 – 450W – Osram Lamp), (b) monocromadores de excitação e de emissão do tipo Czerny-Turner providos de dupla grade holográfica de difração, (c) fotomultiplicador no modo de contagem de fótons na região de 200 a 670 nm (S300 - Single Photon Photomultiplier Detection System), (d) programa computacional FS 900 em ambiente Windows.

Laboratório de físico-química de materiais energéticos aplicados a Engenharia e Ciências Aeroespaciais

  • Módulo de análises térmicas DSC-60 (SHIMADZU CORPORATION) com as seguintes especificações: (a) faixa de temperatura de - 140 a 600 ºC, (b) faixa de medição de fluxo aquecido +/- 40mW, (c) detetor de temperatura PAM térmico "Chromel-Alumel" para temperatura de amostra e forno, (d) saída analógica de sinais. Temperatura, fluxo aquecido, e fluxo aquecido diferenciado no tempo e (d) saída digital de sinais serial RS-232C.
  • Módulo de termogravimetria modelo DTG-60 (SHIMADZU CORPORATION) com capacidade para análise diferencial e termogravimétrica de modo simultâneo (TGA-DTA). Balança do tipo "TOP PLAN" de guia diferencial paralela.

Laboratório de simulação de processos de queima de sistemas de engenharia propulsivos e explosivos.

O laboratório de simulação é constituído por um cluster de computadores de 02 servidores Xeon, totalizando 04 núcleos e 18 Gb de memória.

Laboratório de dinâmica molecular da matéria condensada

O laboratório de simulação é constituído por um cluster de computadores de 04 servidores Xeon, totalizando 08 núcleos e 40 Gb de memória.

Laboratório computacional de estrutura eletrônica e reatividade

O laboratório computacional de estrutura eletrônica e reatividade fica localizado na sala 2505 no Departamento de Química do ITA. A infra-estrutura disponível é constituída por clusters de computadores contendo 08 servidores Xeon core2quad, 3 computadores core2quad, 4 computadores quadcore, 1 computador core2duo, 2 computadores duocore, e 4 computadores Pentium IV, totalizando 116 GB de memória run e 12 TB de disco. Também, possui 2 aparelhos de ar-condicionado de 21 mil BTU´s e 1 impressora HP Laser jet. Possui licença dos códigos para cálculos de estrutura eletrônica Gaussian 03, MELD e Molpro 2009, e do código Polyrate para cálculos de velocidade de reação e dinâmica molecular.

Laboratório de Informática da Divisão de Ciências Fundamentais

O Laboratório de Informática é constituído por um conjunto de 16 microcomputadores Athlon 2.2 com HD de 40 GB e 256 MB RAM, ligados em rede, em uma sala de 65 m2. O Laboratório é utilizado para ministrar aulas de laboratório virtual das matérias básicas e extracurriculares do Fundamental e para as aulas de laboratório das matérias CES-10 – Introdução à Computação e CCI-22 – Matemática Computacional, dadas no segundo ano do Curso Fundamental.

Oficina de Apoio

Oficina mecânica completa com fresadoras, tornos, plaina, furadeira de coluna, dobradeiras, calandras, serras e bancadas para apoio às atividades de ensino de graduação e pós-graduação e também das pesquisas em desenvolvimento na Divisão de Ciências Fundamentais (área: 200 m2).
Laboratório de Hialotecnia com tornos, lixadeiras, furadeiras, politrizes e maçaricos especiais para vidro para apoio às atividades de ensino de graduação e pós-graduação e também das pesquisas em desenvolvimento na Divisão de Ciências Fundamentais (área 150: m2).